O vestibular da UERJ é composto por 2 fases: o exame de qualificação e o exame discursivo.
O exame de qualificação consiste em uma prova com 60 questões das seguintes matérias: linguagens, língua estrangeira, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.
Além disso, essa prova vale até 20 pontos.
De acordo com o número de acertos, o candidato recebe um conceito e cada nota vale uma pontuação.
Para cada exame de qualificação, há a escolha de uma leitura obrigatória, que será cobrada por meio de questões de linguagens na prova.
Após você ter sido aprovado no exame de qualificação, você estará apto a realizar a segunda fase: a prova discursiva.
Agora, são cobradas matérias especificas, as quais variam de acordo com o curso de seu interesse – por exemplo, para medicina, as provas específicas são de biologia, química e redação.
A prova comum para todos os cursos é a de redação. As demais variam de acordo com o curso de seu interesse e, por isso, tal informação deve ser verificada diretamente no site da UERJ.
Além disso, é importante destacar que para a prova de redação é cobrado um livro, que servirá de base para o tema da redação.
A segunda fase vale 80 pontos, sendo que as 3 provas (2 específicas e a redação) valem 20 cada uma. Logo, uma das provas discursivas possui peso 2, que varia também de acordo com o curso desejado – essa informação pode ser consultada no site da UERJ.