Você sabia que o número de acertos não é a sua nota final do ENEM? Pois é, nem todos os estudantes estão cientes dessa informação e, nesse momento, muitos fazem a seguinte pergunta: como calcular a nota do ENEM?
Esse é um questionamento comum entre os vestibulandos. Hoje, nós vamos te mostrar como é simples calcular a sua média no ENEM!
Primeiramente, vamos explicar a composição da sua nota.
A prova do ENEM é dividida em 5 áreas do conhecimento. Cada uma delas possui a sua própria pontuação. São elas: linguagens, humanas, natureza, matemática e redação.
A pontuação máxima de cada uma delas não é fixa, ou seja, varia a cada edição. Exceto a prova de redação, a qual todos os anos vale até 1000 pontos.
Como calcular a nota do ENEM?
Para calcular a sua média final do ENEM, após as notas terem sido divulgadas pelo INEP (consulte na Página do Participante do ENEM), basta somar a pontuação obtida em cada uma das áreas e, após isso, dividir por 5.
Um exemplo disso é:
Se uma pessoa, hipoteticamente, tirou 600 em linguagens, 650 em humanas, 740 em matemática, 670 em natureza e 800 na redação, ao somar tudo e dividir por 5, ela obterá: 692 de média simples.
Portanto, essa média corresponde à média simples, ou seja, sem pesos.
Há universidades que selecionam no SISU com pesos em certas áreas. Para isso, basta fazer uma média ponderada de acordo com as suas pontuações em cada eixo do conhecimento e com os seus respectivos pesos.