...
Pular para o conteúdo

Como funciona o vestibular da UERJ?

Uma pergunta muito comum dos vestibulandos que desejam ingressar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro é: como funciona o vestibular da UERJ?

como-funciona-o-vestibular-da-uerj
Freepik

Hoje, de forma descomplicada, vamos te explicar como funciona esse processo seletivo. Confira a seguir:

Como funciona o vestibular da UERJ?

Bom, o vestibular da UERJ é composto por 2 fases: o exame de qualificação e o exame discursivo.

Primeira fase – Exame de qualificação

O exame de qualificação consiste em uma prova com 60 questões das seguintes matérias: linguagens, língua estrangeira, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.

Além disso, essa prova vale até 20 pontos.

De acordo com o número de acertos, o candidato recebe um conceito e cada nota vale uma pontuação.

São elas: A (número de acertos maior que 70%, 20 pontos), B (número de acertos maior que 60% ou menor/igual a 70%, 15 pontos), C (número de acertos maior que 50% ou menor/igual a 60%, 10 pontos), D (número de acertos maior que 40% ou menor/igual a 50%, 5 pontos) ou E (número de acertos igual ou menor que 40%, desclassificado).

Vale destacar, ainda, que há a possibilidade do candidato participar de até dois exames de qualificação (o primeiro e o segundo). Isso fica a critério do indivíduo, ou seja, ele pode decidir se fará apenas um ou dois exames de qualificação – por exemplo, se ele não obteve o conceito desejado, se ele não conseguiu realizar o primeiro exame e fará o segundo… entre outros motivos. Caso o candidato preste os dois exames de qualificação, o maior conceito obtido prevalecerá.

Para cada exame de qualificação, há a escolha de uma leitura obrigatória, que será cobrada por meio de questões de linguagens na prova.

Segunda fase – Exame discursivo

Após você ter sido aprovado no exame de qualificação, você estará apto a realizar a segunda fase: a prova discursiva.

Agora, são cobradas matérias especificas, as quais variam de acordo com o curso de seu interesse – por exemplo, para medicina, as provas específicas são de biologia, química e redação.

A prova comum para todos os cursos é a de redação. As demais variam de acordo com o curso de seu interesse e, por isso, tal informação deve ser verificada diretamente no site da UERJ.

Além disso, é importante destacar que para a prova de redação é cobrado um livro, que servirá de base para o tema da redação.

A segunda fase vale 80 pontos, sendo que as 3 provas (2 específicas e a redação) valem 20 cada uma. Logo, uma das provas discursivas possui peso 2, que varia também de acordo com o curso desejado – essa informação pode ser consultada no site da UERJ. A nota final, portanto, dá-se por: Pontuação obtida no Exame de Qualificação + Pontuação obtida na prova discursiva (já com os pesos aplicados).

Considerações finais – Como funciona o vestibular da UERJ?

Agora que você já conhece como funciona o vestibular da UERJ, está preparado para se preparar de forma estratégica a fim de dominar essa prova!

Lembre-se de ler o edital, pois conhecer o processo seletivo profundamente traz mais tranquilidade.

Por Yasmim Felix, redatora de sites – incluindo o EstudaNet – desde 2022.

×