O estresse é uma realidade comum para muitos estudantes. Portanto, é fundamental saber como lidar com o estresse durante os estudos. E claro, traçar estratégias eficientes.
Seja ocasionado por um período de grande pressão acadêmica, como provas, trabalhos e prazos que não fecham ou pela falta de organização do tempo, o fato é que o estresse prejudica e muito a vida e os planos do estudante.
É necessário que algumas medidas sejam tomadas para ajudar a lidar com esta carga.
Listamos abaixo algumas atitudes que podem ser bastante eficientes.
Reconheça os sinais de estresse
Esse é o primeiro passo. Sabemos que o estresse pode causar sintomas físicos, como dores de cabeça e problemas com sono, bem como emocionais, como irritabilidade ou ansiedade.
A verdade é que, quando você identifica esses sinais de maneira precoce, você consegue adotar medidas eficazes que te fazem agir de maneira mais proativa.
Crie um ambiente de estudos tranquilo
Um espaço de estudos bem iluminado, livre de distrações e organizado, contribui muito para a produtividade e otimização das tarefas.
E isso favorece a diminuição do estresse.
Estabeleça metas realistas
Defina metas de estudos semanais ou mensais que sejam alcançáveis e mensuráveis. Isso faz com que você sinta a sensação de progresso e ajuda a aumentar a motivação.
Concentre-se em uma tarefa por vez e organize seu dia de maneira que seja possível cumprir suas metas.
Faça pausas regulares
É fundamental reservar um tempo para fazer uma pausa, pois estudar por longos períodos sem um descanso adequado pode levar ao esgotamento.
Programe pausas curtas mas regulares em todos os seus períodos de estudo.
Para este momento da pausa, sugerimos que pratique exercícios de respiração profunda. Segundo uma matéria publicada pela CNN a respiração é uma das maneiras mais eficazes de controlar o estresse, porque potencializa sua própria fisiologia e não requer ferramentas especiais.
Pratique atividade física
Sabemos que os estudantes não têm muito tempo disponível, mas incorporar exercícios físicos a sua rotina é algo que pode lhes proporcionar a redução de estresse de maneira significativa.
Atividades físicas ajudam a liberar a tensão promovendo um equilíbrio maior entre corpo e mente.
Gerencie seu tempo
A sensação de falta de tempo é uma das grandes causas do estresse entre estudantes.
Para isso, é importante gerenciar o tempo adorando medidas como o método Pomodoro, onde são feitos períodos de 25 minutos e pausas curtas.
Clareza no seu plano de estudos vai favorecer a produtividade e reduzir a ansiedade causada pela sensação de falta de tempo.
Cuide-se
Não negligencie sua saúde física e emocional. Praticar o auto cuidado, ter uma alimentação saudável e equilibrada, socializar e praticar atividades que te tragam prazer é fundamental para manter-se bem.
Busque apoio
Buscar apoio quando se está sobrecarregado é muito importante.
Converse com seus familiares, com seus amigos ou mesmo busque ajuda profissional se necessário.
Compartilhar sobre seus desafios e preocupações pode te proporcionar um senso de alívio e ajudá-lo a encontrar soluções e perspectivas diferentes.
Pois lidar com a sobrecarga e o estresse durante um período acadêmico não é fácil.
Lembre-se que cada pessoa é única, logo, é preciso fazer testes sobre qual técnica funciona melhor para cada pessoa.
Certamente, com dedicação e equilíbrio, será possível superar o estresse e alcançar o sucesso que tanto se almeja nós estudos.