As inscrições para o Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta próxima segunda dia 05/06.
A taxa de inscrição custa R$:85,00 e o prazo máximo para se inscrever é até dia 16 de junho.
Todo esse processo deve ser feito através da página do participante.
As provas ocorrerão nos domingos 05/11 e 12/11.
Como de costume, os portões abrirão as 12 h e fecharão as 13h.
A prova começará as 13:30h, terminando em horários distintos para cada dia do exame.
O gabarito será divulgado no dia 24/11 e o resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2024.
Enem: inscrições e o que você precisa saber
O Sisu e o ProUni, utilizam o exame como método de seleção de estudantes, e com o Enem é possível ingressar nas universidades diversas através dos programas citados.
Além disso, o exame também pode ser usado para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil ( FIES ) e para ingressar em instituições de Portugal que tenham convênio com o INEP.
Quem não terminou o ensino médio pode realizar o teste como “treineiro”, utilizando-o como autoavaliação para se preparar para as provas futuras.
Clique aqui e confira o edital na íntegra.
Quem não terminou o ensino médio pode realizar o teste como “treineiro”, utilizando-o como autoavaliação para se preparar para as provas futuras.
Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio ou está para concluir este ano pode realizar o Enem para ingressar na faculdade, segundo desempenho na prova.
Confira abaixo em quais casos é possível solicitar a isenção:
- Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos
Como é a prova do Enem 2023?
As provas do Enem 2023 acontecem em dois dias, 05 e 12 de novembro.
No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.
A redação é avaliada de acordo com as 5 competências cobradas, são elas:
✓ Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
✓Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
✓Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
✓Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
✓Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Dicas para ter uma boa nota na redação do Enem 2023
Leia livros interessantes para cultivar um bom acervo. Ter repertórios variados é fundamental para uma boa redação. Explorar citações filosóficas em diversos eixos temáticos é excelente para aprimorar a escrita e conquistar uma boa nota.
Escrever bem não acontece do dia para noite e é importante se atentar a todas as competências exigidas.
Pratique muito, veja os temas de redações anteriores e aproveite para exercitar.
O modelo pedido pelo exame é o texto dissertativo argumentativo, então, treine bastante este estilo e procure um serviço de correção de redações para obter um feedback e melhorar no que for preciso.