...
Pular para o conteúdo

Imperdível: Inscrições abertas para cursos da USP!

Já pensou em participar de algum dos cursos da USP? Pois é, agora você tem essa oportunidade! As inscrições já estão abertas para diversos cursos e palestras que ocorrerão em julho de 2023.

cursos-da-USP-inscrições

As oportunidades ocorrerão entre os dias 17/07 e 21/07/2023. Além disso, vale citar que as atividades acorrerão presencialmente.

Cada curso possui uma quantidade de vagas, bem como uma carga horária. Confira as oportunidades a seguir:

  • Curso: A prática do Pensamento Computacional na Língua Portuguesa
  • Curso: Aquilombando a sala de aula: uma abordagem multidisciplinar a partir dos saberes quilombolas – um relato de experiência
  • Curso: Avaliação e Elaboração de Atividades Experimentais de Natureza Investigativa para o Ensino de Química
  • Curso: Ciências da Natureza – BNCC e Currículo em Ação – uma interpretação
  • Curso: Círculo Memórias em Rede – As interfaces da comunicação e da educação na sala de aula
  • Curso: CLIMA E MEIO AMBIENTE – Ciência, História e Pré-História
  • Curso: Curso de microscopia
  • Curso: Educação midiática: explorando habilidades na formação de estudantes protagonistas
  • Curso: Ensino de Ciências e Teatro: Contribuindo para o Desenvolvimento da Imaginação.
  • Curso: Entre o falso e o verdadeiro: práticas artístico – pedagógicas em sala de aula
  • Curso: Estudos avançados de Literatura Portuguesa (séculos XIV-XVIII)
  • Curso: Filosofias feministas na sala de aula
  • Curso: Física de Partículas para Professores do Ensino Médio
  • Curso: Jogos e Atividade Lúdicas de Matemática para series iniciais
  • Curso: Jogos Tradicionais Africanos: caminhos possíveis para a construção de uma escola plural
  • Curso: Migração e as Intersecções de Gênero, Raça, Sexualidade e Religião
  • Curso: O que há de novo na arqueologia brasileira com o MAE-USP: abordagens para a sala de aula.
  • Curso: PEDUCA – conectando Nutrição e Saúde à Escola
  • Curso: Práticas Educomunicativas no Ensino Básico
  • Curso: Práticas para o bem viver: (re) construindo uma escola inclusiva, diversa, plural e sustentável
  • Curso: Práticas Pedagógicas Antirracista
  • Curso: Práticas semióticas para o Ensino: as Inscrições Urbanas
  • Curso: Processos criativos e experiências perceptivas em Ciências
  • Curso: Recursos Educacionais Abertos: (com)partilhar para inovar
  • Curso: Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental
  • Curso: Temas contemporâneos para o Ensino de Geografia
  • Curso: Utilização dos sensores dos smartphones no Ensino de Física
  • Curso: Vamos Falar de Gênero na Escola? A Importância da Formação de Multiplicadores no Letramento de Gênero.
  • Curso: Ver, dialogar e experimentar arte: imersão no MAC USP
  • Mesa redonda 1: A integração necessária das etapas de ensino, desde a educação infantil ao ensino médio – estão e professores da EMEF Emiliano Di Cavalcanti
  • Mesa redonda 2: A integração necessária das etapas de ensino, desde a educação infantil ao ensino médio – Gestão e professores da EMEF Des Amorim Lima
  • Mesa Redonda 3: A integração necessária das etapas de ensino, desde a educação infantil ao ensino médio – Gestão e professores do CIEJA Campo Limpo e da EMEBS Professora Neusa Bassetto
  • Oficina: A Educação Matemática Crítica na prática do professor que ensina matemática
  • Oficina: Confecção de um modelo táctil de célula animal
  • Oficina: Construção e operação de um pequeno radiotelescópio
  • Oficina: Corpo e diversidades: danças circulares e cultura de paz na formação docente
  • Oficina: Cultura Maker e Realidade Aumentada – Atividades Práticas
  • Oficina: Escrita criativa para educadores
  • Oficina: experimentos de Marie Curie, determinando a densidade de objetos de maneira acessível e didática
  • Oficina: Formação de imagens por fotografia e holografia
  • Oficina: Frutos alados
  • Oficina: Guia MAV para professores: Praticando metodologias ativas no Ensino Fundamental I
  • Oficina: Imagem como representação da realidade
  • Oficina: Insetos na escola: o uso de insetários para o ensino de ciências e biologia
  • Oficina: Instrumentos óticos
  • Oficina: Instrumentos óticos: olho, lupa e luneta
  • Oficina: Luz laser: propriedades e aplicações
  • Oficina: Oficina Criando Hábitos Saudáveis
  • Oficina: Oficina de espectroscopio caseiro
  • Oficina: Oficina de Primeiros Socorros
  • Oficina: Oficina de Programação em Realidade Virtual: Desenvolvendo Habilidades Tecnológicas para o Futuro
  • Oficina: PODHE na prática: Horizontes metodológicos no Projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas
  • Oficina: Tecnologia Assistiva na escola pública, entre sofware e equipamentos, a marca da exclusão.
  • Palestra: A interseccionalidade do ser mulher: experiências de racialização e discriminação religiosa
  • Palestra: As estações do ano e a astronomia
  • Palestra: Aspectos do transtorno do espectro autista: um diálogo com a escola.
  • Palestra: Ensinar hoje: os desafios da BNCC e da prática escolar de multiletramentos
  • Palestra: Ensino de História das Periferias de São Paulo
  • Palestra: Escrita como terapia: construindo ambientes mais humanos e saudáveis
  • Palestra: Evolução da carreira docente de 1960 a 2020
  • Palestra: Formas de crimes e violências: Ensino a partir de exemplos do contexto paulistano
  • Palestra: Joana d’Arc: história e mito de uma jovem vestida de menino
  • Palestra: JOGOS E BRINCADEIRAS DE ALGUMAS ETNIAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS
  • Palestra: NARRATIVAS INDÍGENAS DOS KARIÚ KARIRI
  • Palestra: O acúmulo de cargos: Identidade Docente e condições de trabalho
  • Palestra: O ambiente como formador estético – Quando o Ensino Fundamental aprende com a Educação Infantil
  • Palestra: O consumo de álcool na adolescência e a sua influência na aprendizagem
  • Palestra: O que todos deveriam saber sobre Química e as escolas insistem em não ensinar.
  • Palestra: Observando o céu e construindo o conhecimento
  • Palestra: Por uma pedagogia que resgate a função social da economia
  • Palestra: Racismo Algorítmico: uma introdução para Humanidades
  • Palestra: Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaversos no Ensino de Programação: Formando Jovens para o Futuro
  • Palestra: Ritmos Biológicos na Adolescência
  • Palestra: Trabalho dos Professores e esgotamento físico e mental
  • Relato de Experiência: Empretecer: Mulheres pretas em posição de destaque!
  • Relato de Experiência: Estratégias didáticas para a aprendizagem significativa sobre Justiça Climática no ensino fundamental e médio
  • Relato de Experiência: Experiências no ensino de Infâncias e o contexto bilíngue para surdos. Possibilidades e Desafios
  • Relato de Experiência: Tecendo redes de saberes entre história e outras linguagens no fazer de uma educação antirracista
  • Roda de Conversa: A educação e a socioeducação; possibilidades desse encontro na escola pública.
  • Roda de Conversa: O profissional de educação e o INSPIRE: 7 estratégias para o fim da violência contra crianças e adolescentes
  • Roda de Conversa: O profissional de educação e os protocolos de prevenção à violência contra crianças e adolescentes
  • Roda de Conversa: O profissional de educação e os tipos de violência contra crianças e adolescentes
  • Roda de Conversa: Os desafios da educação pós covid
  • Roda de Conversa: Os Direitos humanos e o enfretamento a discriminação religiosa

Inscrições

Para se inscrever nos cursos, basta acessar a plataforma digital da USP e inscrever-se.

Além disso, é importante salientar que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 12/06/2023.

Processo seletivo

Os processos ocorrerão da seguinte maneira: sorteio eletrônico. Os mesmos serão classificados.

Assim, serão selecionados no processo seletivo os indivíduos que confirmarem a inscrição no curso.

×