Reta final de uma das provas mais aguardadas pelos estudantes, o Enem 2023. Prepare-se para o Enem 2023 com dicas para manter corpo e mente em dia.
É certo que neste período, a ansiedade bate forte no coração de todo estudante que cumpriu sua rotina estudos durante o ano.
O Exame Nacional do Ensino Médio é o passaporte de entrada para diversas universidades públicas e também privadas do Brasil.
Para ajudar nesta preparação, listamos algumas dicas que ajudam a manter equilíbrio entre mente e corpo, favorecendo a calma para raciocinar e a saúde física para as muitas horas de prova.
1 – mantenha hábitos saudáveis e o sono em dia
Sabemos que o cansaço é um dos maiores empecilhos ao raciocínio, por isso, é necessário ter boas noites de sono principalmente nos dias que antecedem a prova.
É válido destacar que o sono aumenta a concentração e o raciocínio. Sem o período de descanso adequado, o nosso corpo sofre um desgaste e diminui as capacidades cognitivas.
Então, depois de cumprir sua rotina de estudos com louvor durante o ano inteiro, reserve boas noites de sono dias antes da prova para descansar a mente.
2 – exercite a redação
A redação no Enem 2023 é algo que todo estudante sabe que tem um peso importante para a nota final.
Ela tem caráter eliminatório e classificatório, e requer atenção redobrada. Sugerimos que você se mantenha atualizado aos acontecimentos no mundo e que pesquise e estude sobre possíveis temas que podem cair.
Faça redações com os temas pesquisados e capriche na introdução, desenvolvimento e conclusão. Atente-se a usar as pontuações corretamente assim como a grafia das palavras.
3 – faça provas dos anos anteriores
Realizar provas antigas o ajudará a se familiarizar com o modelo e o ritmo de prova, afinal trata-se de uma prova bem extensa.
Fazer provas anteriores do Enem, ajuda o candidato a distinguir quais os pontos fortes e fracos possíveis. Para que haja um direcionamento naquilo que é preciso melhorar. Pois quando você pratica, identifica melhor suas dúvidas.
Além de treinar o tempo de resposta, ajuda a aumentar a fixação de conteúdo.
4 – leia bastante
Sabemos que a prática da leitura além de estimular a capacidade de interpretação e favorece o aumento de repertório para criação de redações.
Um aluno que tem o hábito de ler, por exemplo, acaba ampliando sua capacidade de interpretar enunciados e isso ajuda não só na otimização do tempo de resposta como no raciocínio diante das questões.
Na questão da criação de repertório, a leitura pode ajudá-lo a desenvolver melhor uma estratégia argumentativa, já que o modelo de texto cobrado no Enem é o dissertativo-argumentativo.
A leitura também aumenta o vocabulário e estimula a compreensão textual.
5 – pratique meditação
Quem já se fez a pergunta “e se eu não passar?”
É muito possível que a pressão colocada em um estudante, na maioria das vezes por ele mesmo, resulte em ansiedade.
Muitos alunos acabam por desenvolver estresse, ansiedade entre outros problemas. A verdade é que por mais que reconheçamos que é necessário conciliar estudo e descanso, é difícil colocar esta organização em prática.
É aí que entra a meditação. Ela ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade que a cobrança nos coloca.
Dessa maneira, é importante praticar ao menos 30 minutos o dia. Existem muitas práticas diferentes, faça uma pesquisa para encontrar qual te agrada mais e comece!
Não existe uma fórmula mágica para se conseguir passar em uma prova. Na verdade, o que existe é muita dedicação, foco e persistência. Mas não devemos esquecer que o equilíbrio entre o corpo e a mente são também, componentes do sucesso.
Boa prova!
Leia artigos semelhantes clicando aqui.
Por Sally.