Técnico em enfermagem: as vantagens e desvantagens. Confira se vale a pena fazer o curso!
Está pensando em fazer o curso técnico em enfermagem? Confira as vantagens e as desvantagens de fazer o curso. Confira o conteúdo a seguir:
Com o aumento das redes hospitalares, com o envelhecer da população e o aumento em serviços de saúde, o técnico em enfermagem vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Se você procura um curso para rápida inserção no mercado de trabalho, saiba que essa é uma das maiores vantagens do curso técnico em enfermagem.
Técnico em enfermagem: as vantagens e desvantagens
Listamos algumas razões para fazer o curso:
- Custo acessível; o curso é mais acessível que a graduação e tem uma ótima aceitação no mercado de trabalho.
- Bom conteúdo e prática, os cursos técnicos costumam ter como foco a prática no aprendizado, pois assim, o profissional se prepara para a vivência na profissão de uma maneira mais abrangente. De modo que ele chegue ao mercado de trabalho pronto para executar suas tarefas.
- Duração mais curta; concluindo o curso em menos tempo, cerca de 18 a 24 meses, o curso técnico em enfermagem possibilita que o profissional consiga uma colocação no mercado de trabalho em menos tempo.
- Pode ser feito inclusive concomitante ao ensino médio.
- Grande demanda; sabemos que o profissional técnico em enfermagem é indispensável para o bom funcionamento das rotinas em hospitais, clínicas entre outros postos de atendimento a saúde.
- Com a pandemia, a procura pelo profissional aumentou e continua crescendo.
- Sem contar com a variedade de segmentos em que o profissional pode atuar; como postos de saúde, hospitais, ambulatórios, laboratórios, asilos e até mesmo “home Care”.
Por fim, entre as desvantagens sobre o curso, podemos dizer que em muitas instituições de graduação superior há a possibilidade de se prestar provas para concorrer a bolsas de estudo.
Tornando possível dessa maneira, um bom desconto e colocando os valores do técnico e da graduação bem próximos.
Ademais, no caso da graduação em enfermagem as chances de se conseguir uma vaga com melhor remuneração são grandes.
Os salários para concursados desta área também são maiores quando se é graduado.
Conclusão – Vale a pena fazer curso técnico de enfermagem?
Porém, vale sim, e muito, fazer um curso técnico em enfermagem pois é por ele que se tem um primeiro contato com a profissão. Além disso, é uma ponte para a graduação.
Por Yasmim Felix, redatora de sites – como o EstudaNet – desde 2022.
Pingback: Título