O estado da Bahia está prestes a realizar um novo concurso para o cargo de Polícia Penal, que antes era conhecido como Agente Penitenciário.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP BA) escolheu a comissão técnica em junho de 2023.
Sinalizando assim, que o edital pode ser divulgado a qualquer momento.
Aliás, a expectativa é de que o certame ofereça 287 vagas imediatas e 800 oportunidades em cadastro reserva, totalizando 1.087 vagas para a carreira.
Dentre as exigências para se candidatar ao cargo, é necessário possuir certificado de conclusão do ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio.
Além de apresentar aptidão física e mental comprovada por exames médicos e psicológicos.
Basicamente, o concurso será composto por diversas etapas, incluindo provas objetivas e discursivas, exames pré-admissionais, avaliação psicológica, exame médico,
Teste de Aptidão Física (TAF), investigação social e o Curso de Formação para Agentes Penitenciários.
Segundo a Lei que estabeleceu mudanças na estrutura remuneratória, a remuneração para o cargo de Polícia Penal conta com classes salariais, variando entre R$ 1.756,41 e R$ 1.782,3. Além da Gratificação de Serviços Penitenciários (GSP) e auxílio alimentação.