...
Pular para o conteúdo

Como melhorar a concentração para os estudos – veja dicas

Uma das habilidades mais importantes para que estuda, trabalha ou mesmo para que possamos realizar as tarefas do dia a dia com eficácia é a concentração. Ela nos permite ter sucesso acadêmico, profissional e até mesmo pessoal.

como-melhorar-a-concentração-nos-estudos

Na verdade, não é tão fácil quanto parece se manter concentrado em um mundo tão cheio de distrações. Além disso, fatores como estresse, cobrança, falta de sono e até alimentação inadequada podem contribuir para que os níveis de concentração diminuam cada vez mais.

Entendendo a importância da concentração na sua rotina, seja de trabalho ou de estudos, listamos algumas dicas para que você consiga se manter mais concentrado e consequentemente, ter mais produtividade.

Dicas para melhorar a concentração

A primeira delas é eliminar as distrações. Quando se fala em concentração logo associamos a um ambiente calmo e propício mas, no mundo em que vivemos não nos falta distração.

Sejam sonoras ou visuais, notificações de telefone e dispositivos eletrônicos devem ser desligadas para minimizar ao máximo tudo aquilo que possa desviar a sua atenção.

É importante que você entenda que naquele momento, deve se desligar de redes sociais e de alertas que prejudiquem suas tarefas.

A segunda dica é dormir bem! Acredite, os 20 minutinhos a mais que parecem não fazer falta são importantes para que você consiga absorver o que estudou, organizar as tarefas diárias e se principalmente se manter disposto para o dia seguinte.

Segundo o Instituto do Sono é viável dizer que pessoas que não dormem direito têm a memória afetada.

Cada idade tem uma necessidade de sono, a média recomendada são de 8 horas diárias de sono. Dormir bem evita justamente que haja sono na hora do estudo ou trabalho, uma vez que sua necessidade tenha sido suprida.

E isso garante a você mais produtividade e uma maior otimização do tempo. Te possibilitando ter mais energia, maior capacidade de raciocínio e de foco.

Terceira e não menos importante, alimentar-se bem! Já que estamos falando em energia, saiba que o sistema atencional requer uma grande quantidade dela.

Não estamos falando aqui de grandes quantidades mas, além das refeições principais do dia a dia, é necessário que entre elas haja um lanche.

É muito importante se alimentar bem e de forma saudável. Aliás, alimentos como as nozes, o abacate e o azeite são ricos em gorduras boas, que favorecem o desenvolvimento do cérebro.

Isso porque, ingerindo nutrientes que auxiliem no bom funcionamento das funções cerebrais, a nossa capacidade de reter informações é melhorada.

Por fim, treine seu cérebro. Para aumentar a concentração, a capacidade de raciocínio e a memória, procure fazer atividades que tenham o poder de estimular o desenvolvimento cognitivo.

Ler textos com temas variados, praticar jogos estimulantes como Sudoku, fazer desafios de lógica entre outros. Tentar fazer algo com a mão oposta (não dominante) também pode estimular seu cérebro a percorrer novos caminhos, abrindo espaço para novos aprendizados e para melhora das funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 10 =

×