...
Pular para o conteúdo

Como ter foco nos estudos

Ter disciplina para estudar, ter foco nos estudos para seguir um cronograma firme e, consequentemente ter um rendimento maior nos seus estudos, é um desafio. Nós sabemos.

Já aconteceu com você de simplesmente em meio aos estudos, mudar a atenção para algo e esquecer o ponto onde se estava?

Em meio as redes sociais chamando todo o tempo, com suas tendências de momento, fica difícil manter o foco nos estudos.

Hoje são inúmeras opções de aplicativos que disputam nossa atenção.

como-ter-foco-nos-estudos

Antes de mais nada, é preciso entender o seu objetivo.

Ter foco nos estudos pode parecer desafiador mas é possível. Se você pretende melhorar seu rendimento acadêmico, passar no concurso que tanto almeja; certamente você precisa traçar estratégias que te possibilitem chegar ao seu objetivo.

Listamos algumas atitudes que podem te ajudar.

Lembre-se: você é responsável pelas suas escolhas sempre, pelo futuro que deseja traçar e que você pode começar agora, e sempre que necessitar.

Comece eliminando as distrações

Nós processamos várias informações ao mesmo tempo, e as distrações fazem parte de quem nós somos. Mas hoje, no auge da era da informação, nem imaginávamos há alguns anos que elas seriam tantas.

Para eliminar as distrações e ter foco nos estudos, é importante levar o celular e outros aparelhos eletrônicos para longe do ambiente de estudo. E caso esteja usando um desses dispositivos para estudar, desativar todas as notificações de redes sociais e apps que possam chamar sua atenção.

Procure um lugar calmo, e se possível, avise as pessoas próximas sobre seu horário de estudo. Assim, você evita que mesmo sem querer, haja desvio da sua atenção.

Existem maneiras de bloquear redes sociais no PC de maneira a evitar notificações durante o estudo.

Crie um cronograma de estudos

Certamente, a rotina tem papel importante na melhora do foco nos estudos.

Com o tempo, a rotina vai “ensinando” ao cérebro que aquele é no horário de se concentrar. Isso porque ela gera previsibilidade a sua mente e corpo, diminuindo inclusive o estresse.

Estabelecer uma rotina não é algo fácil. Segundo a Neurociência, nosso cérebro leva 21 dias para internalizar novos hábitos.

Acordar, trabalhar, almoçar, estudar.. o que no seu dia já tem horário definido?

É importante traçar seu cronograma com base nas suas informações pessoais, no que já está definido pra você.

Dessa forma, separe por categorias os seus afazeres. Mesmo com tempo curto dá para se tirar proveito se bem organizado, fazendo do nosso dia mais produtivo.

Encontre seu melhor tempo e encaixe seus estudos. Sempre tem um momento do dia em que temos mais aptidão para determinadas atividades. Por exemplo, há pessoas que preferem estudar de manhã, rendem mais. Outras, a noite.

Há também muitos gerenciadores de tarefa gratuitos que ajudam aqueles que tem dificuldade em montar uma rotina.

Faça uma pausa

Depois de tanto falarmos sobre eliminar distrações e criar rotinas, sim, é hora de entender como a pausa é importante para ter foco nos estudos.

O método Pomodoro baseia-se exatamente nisso. 25 minutos de concentração seguidos de 5 minutos de descanso. Uma maneira de dividir tarefas, conteúdos, e intercalar com pequenas pausas para relaxar a mente.

Lembrando que não vale pegar o celular na hora da pausa.

Faça isso de acordo com o tempo que estabeleceu para estudar.

Assim, sua mente não se cansa tanto e você consegue ser produtivo sem deixar o cansaço se transformar em desânimo.

É importante fazer uma lista de metas a cumprir. Isso nos ajuda a caminhar e não ter a sensação de estar perdido.

Criar metas norteia nosso caminho até o objetivo na melhora do foco nos estudos.

Aumenta o ânimo ver que as metas estão sendo cumpridas, nos motivando a manter o foco. Pois nosso cérebro é estimulado quando sentimos que estamos sendo recompensados. E ver os resultados aparecendo, é recompensador.

Não devemos esquecer porém, de a cada meta alcançada, nos permitir ter um momento prazeroso. Como assistir uma série favorita ou mesmo ter um momento com os amigos. Pois isso contribui e muito para a nossa saúde mental.

Respeite seus limites

Somos diferentes uns dos outros e nossos corpos funcionam de maneiras distintas. É importante se conhecer e saber seus limites.

Não somos máquinas.

Não ultrapasse seus limites pois isso não gera produtividade, pelo contrário, pode causar fadiga e perdas no desempenho.

Por esta razão é tão importante conhecer seus limites. Além de alimentar-se bem, praticar exercícios quando possível e ter uma boa noite de sono.

Ter uma rotina estável de estudos melhora sim o foco nos estudos, mas é preciso lembrar que será inevitável abrir mão um dia diante de um imprevisto ou compromisso. E tudo bem, você pode recomeçar sempre.

Por Sally.

1 comentário em “Como ter foco nos estudos”

  1. Pingback: Cursos de Espanhol Básico e Intermediário: IFSul oferta vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =

×