...
Pular para o conteúdo

Concurso PM – CE: Edital sai em poucos dias!

O concurso PM – CE deve publicar o edital no próximo dia 10 de outubro. O concurso que já tem banca definida, tem previsão de preencher 1000 vagas para soldado.

concurso-pm-ce

Além disso, o IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – foi o escolhido para organização e execução do certame.

O último certame foi realizado em 2021, contemplando 2.000 vagas para ingresso no cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Concurso PM – CE: remuneração e benefícios

O último salário ofertado no concurso anterior foi de R$:4.192,72.

Como é composta a remuneração do profissional:

Gratificação de defesa social e cidadania (GDSC);

Adicional por atividade de execução de serviço militar estadual;

Soldo/vencimento; Auxílio alimentação (no valor de R$:259,57);

Gratificação Qualificação Policial (GQP);

Indenização de reforço no serviço militar operacional.

Quais são os requisitos para soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará?

Além dos requisitos contidos no edital e da aprovação no concurso público em todas as suas fases e etapas, é necessário cumprir os seguintes requisitos para o concurso PM – CE:

Ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal Estar em gozo dos direitos políticos;

Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;

Estar quite com as obrigações eleitorais;

Ter, na data de inscrição no Curso de Formação para o qual foi convocado, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e, no primeiro dia de inscrição do concurso, idade inferior a 30 (trinta) anos;

Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade definitiva;

Possuir honorabilidade compatível com a situação de futuro militar estadual, tendo, para tanto, boa reputação social e não estando respondendo a processo criminal, nem indiciado em inquérito policial;

Ter concluído, na data da posse, o ensino médio, reconhecido pelo Ministério da Educação, conforme os requisitos mínimos;

Ser portador de carteira nacional de habilitação classificada, no mínimo, na categoria “B”, na data da matrícula no Curso de Formação Profissional, conforme Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará;

Não ter sido demitido, excluído ou licenciado ex officio “a bem da disciplina”, “a bem do serviço público” ou por decisão judicial de qualquer órgão público, da Administração direta ou indireta, de Corporação Militar ou das Forças Armadas;

Ter, no mínimo 1,62cm de altura, se candidato do sexo masculino, e 1,57cm de altura, se candidata do sexo feminino;

Se do sexo feminino, não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional, devido à incompatibilidade desse estado com os exercícios exigidos, conforme prevê o Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (art.10, inciso XI, da Lei nº13.729, de 11 de janeiro de 2006);

Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas no comportamento inferior ao “bom”;

O regime de trabalho é integral e exclusivo, não é possível exercer outras funções concomitantes pois, pode acontecer determinadas situações de caráter emergencial.

O que faz um soldado?

Ele assegura o cumprimento das leis pelos poderes instituídas, zela pela ordem atuando conforme instruções contidas na Constituição Federal, Estadual e no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei nº13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei nº13.407/2003). Além disso, inibe atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente.

Provas e Etapas do Concurso PM – CE

A última prova objetiva aplicada ao concurso PM – CE durou 4 horas e contou com 100 questões, 60 para conhecimento específico e 40 para conhecimento básico. Veja as matérias cobradas:

Noções de Direito Constitucional/Direitos Humanos

Direito Penal Militar/Processo Penal Militar

Noções de Direito Penal

Criminologia

Segurança Pública

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

Raciocínio Lógico

Atualidades/História do Ceará

Noções de Administração Pública/Ética no Serviço Público

Além disso, a prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório.

Após atingir a pontuação para aprovação haverão etapas como exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social. Assim, todas terão caráter eliminatório.

Após estas etapas haverá o curso de formação. A Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, para avaliação de Exames Médico, Biométrico, Odontológico e Toxicológico, está de acordo com os termos da Lei Estadual Nº13.729/06 e suas alterações.

As despesas dos exames, consultas médicas, laudos e outras exigências são do candidato. Os exames ficam retidos pelo instituto AOCP.

Os candidatos ao concurso PM – CE deverão possuir nível médio completo. Também haverá seleção para o cargo de oficial em outro concurso da PM – CE como anunciado pela própria. No caso dos oficiais, o canditado deverá possuir nível superior.

Por Sally, Concursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

×